Sua empresa ainda paga pelas mensagens dos seus clientes no WhatsApp?

Sua empresa ainda paga pelas mensagens dos seus clientes no WhatsApp?

Sua empresa ainda paga pelas mensagens dos seus clientes no WhatsApp?

Autor: Marcelo Boarin

Se sua empresa não se atualizou sobre as mudanças que a Meta realizou  na sua política comercial no uso do WhatsApp Business API, então ela pode estar deixando de economizar muito dinheiro.

Em novembro de 2024, a Meta anunciou uma nova política comercial para as empresas usuárias do WhatsApp Business API, a solução corporativa da Meta para o WhatsApp, que traz os seguintes benefícios:

  • Integração com outras ferramentas, como CRM e plataformas OmniChannel;
  • Automação de respostas, como chatbots e mensagens de boas-vindas;
  • Personalização de respostas e segmentação de audiências;
  • Gestão de múltiplas conversas;
  • Análise de relatórios para obter insights sobre os clientes;
  • Integração de vários atendentes em um único número de telefone;
  • Garantia da Meta de disponibilidade e estabilidade

A mudança mais significativa efetuada pela Meta foi a gratuidade das conversas iniciadas pelos clientes através do WhatsApp Business API, que passou a valer a partir de 1º de novembro de 2024.

Ao remover essa cobrança, a Meta tornará os custos previsíveis para que as empresas utilizem o canal de forma mais efetiva para o atendimento digital dos seus clientes, construindo relacionamentos fortes com à marca, fidelidade dos clientes e permitindo as empresas incrementar as  vendas de sua empresa, convertendo em receita o contato dos clientes.

Uma expectativa complementar da Meta é que as empresas abandonem soluções não homologadas para o mercado corporativo, que acabam gerando um descrédito do canal WhatsAPP.

Outra novidade da nova política é a divisão das conversas iniciadas pelas empresas, em três categorias.

As categorias estão ligadas ao propósito do contato: marketing, utilidade e autenticação.

As mensagens de utilidade são aquelas de caráter informacional na prestação de um serviço.

Como exemplo de mensagens de utilidade, podemos mencionar a confirmação do status de um pedido ou o agendamento de uma consulta.

Mas como não existe café grátis, a Meta também vai deixar de cobrar por conversa nas chamadas iniciadas pelas empresas, passando a cobrar por mensagem/categoria, similar ao modelo conhecido a muito tempo do mercado no uso do SMS.

Uma exceção é a não cobrança de mensagens de utilidade enviadas dentro de uma conversa já em andamento com o usuário, dentro de uma janela de 24 horas.

A mudança da cobrança por mensagem ocorrerá em dois momentos.

Inicialmente (Etapa 1) algumas empresas começaram no novo modelo em 01/abril/2025 e todas serão cobradas à partir de 01/junho/2025.

Se você já é cliente da Meta da solução WhatsApp Business API, recebeu um e-mail informando em qual data sua empresa se encaixa.

A mudança referente as mensagens de utilidade enviados na janela de atendimento ao cliente também passarão a ser gratuitos a partir de 1º de abril de 2025 para todas as empresas.

Para aqueles que já utilizam o WhatsApp API Business e que tem contratos onde esses custos não são claros, recomendamos uma revisão dos contratos ou substituição da solução para usufruto dessa nova política comercial da Meta, que permitirá incentivar seus clientes a usarem o WhatsApp para o atendimento digital.

Mas se sua empresa ainda não usa o WhatsApp API Business, este é o momento de você conhecer melhor os benefícios da solução e como efetivamente conectar-se as soluções de CRM e Omnicanalidade, para alavancar a experiência dos seus clientes.

A A5 Solutions preza pelo respeito e responsabilidade com o mercado, e se coloca a disposição para colaborar na explicação dos reflexos da nova política da Meta e ajudar sua empresa a montar uma nova estratégia de relacionamento com os clientes, através do WhatsApp.

Caso tenha interesse de saber como podemos ajudar sua empresa, CLIQUE AQUI e juntos vamos identificar as melhores iniciativas para sua empresa.

×

Olá!

Fale já com um de nossos representantes pelo WhatsApp:

×