O uso da Inteligência Artificial vai transformar muitos setores da economia, e o cenário atual do setor bancário brasileiro aponta para que este seja um dos primeiros a começar com essas mudanças.
Principais características do cenário atual deste setor:
- Bancos Tradicionais com forte retorno financeiro (Capacidade de Investimento);
- Alto nível de complexidade do setor bancário, função do portfólio de serviços e das constantes mudanças no ambiente regulatório.
- Market Share dos Bancos Digitais crescendo;
- Bancos Tradicionais e Digitais historicamente utilizando tecnologia de ponta.
Todavia, o componente que deve impulsionar definitivamente esta implantação de Inteligência Artificial é a entrada no setor das principais empresas de tecnologia do mercado mundial, como é o caso da Apple, Amazon, Facebook, Google e Microsoft, que trazem para essa concorrência, pontos fortes como a Capacidade financeira (Condição de oferecer crédito maior que os bancos digitais), os hábitos de consumo e a confiança dos consumidores para armazenar suas informações financeiras.
Concorrência que impulsiona
A maioria dessas empresas começaram através da oferta de pagamentos no serviço bancário e vem expandindo gradualmente para outras áreas, como Empréstimos e Investimentos, entre outras, e a chegada da tecnologia proveniente destas marcas reduzirá sensivelmente as margens de lucro dos atuais bancos, obrigando que estes otimizem seus processos e melhorem a experiência dos clientes e sua gestão de riscos.
Embora existam várias iniciativas do uso de Inteligência Artificial pelos atuais bancos, os mais avançados já identificaram as áreas prioritárias pelos clientes (controle de fraudes e a experiência do cliente), com objetivo de fazer a transformação radical através da IA, tão logo se sintam fortemente ameaçados.
Inteligência artificial e o perigo das fraudes
Sabemos também, que a Inteligência Artificial permite que fraudadores obtenham novas formas de ação, só que ela mesma será a solução para capacitar os sistemas e clientes de forma a prevenir e detectar golpes e atividades fraudulentas
A Inteligência Artificial também ajudará a oferecer uma relação mais personalizada e fluida com os clientes, oferecendo o que eles precisam, no canal que preferem e no seu tempo.
E essa tecnologia já existe a muito tempo, mas o recente desenvolvimento da IA Generativa irá elevar a experiência dos clientes a outro patamar, não só ajudando os funcionários a serem mais eficientes, mas também, permitindo que eles concentrem mais tempo em atividades voltadas para o cliente.
Seu banco está preparado para as mudanças previstas para esse setor?
Fale com nosso time e veja como podemos acelerar este processo!
Por: Marcelo Boarin