Meta turbina o WhatsApp Business
O WhatsApp chegou e se popularizou no Brasil a partir de 2009, tornando-se rapidamente o principal aplicativo de mensagens dos brasileiros, presente em quase todos os smartphones.
O Whatsapp praticamente reinventou a telecomunicação!
Com a sua chegada, mensagens por SMS e chamadas telefônicas passaram a ser consideradas tecnologias ultrapassadas principalmente pelo pessoal da geração Z, que são caracterizados por serem a primeira geração de nativos digitais que cresceu em um mundo totalmente conectado à internet e à tecnologia.
Tendo isso em mente, a Meta foi muito cautelosa em oferecer soluções empresariais para o WhatsApp que não vulgarizassem o seu canal de comunicação entre as pessoas.
Só em 2018 a Meta passou a oferecer soluções empresariais para o uso do WhatsApp: o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.
- WhatsApp Business – aplicativo móvel para pequenas empresas
- WhatsApp Business API – plataforma WhatsApp para empresas de grande porte.
Com o WhatsApp Business, as empresas podem interagir com os clientes em um nível mais pessoal e se conectar com eles diretamente por meio de mensagens.
WhatsApp Business API: o que é?
O WhatsApp Business API é projetado para escalar operações automatizando a comunicação empresarial. Pode ser integrada a CRMs, o que ajuda as empresas a manterem o histórico de contato dos clientes por múltiplos canais para automatizar tarefas de atendimento ao cliente, e permite prevenir, detectar e corrigir possíveis infrações legais (Compliance)
Ele também também pode oferecer suporte ao acesso multi-agente, o que permite que equipes maiores gerenciem consultas de forma eficaz.

Desde o lançamento do WhatsApp Business API, a Meta vem recebendo muitas reclamações de clientes que não se encaixavam perfeitamente nos seus produtos, e em Novembro de 2024, buscando atender parte dessa demanda, anunciou uma nova política comercial para os usuários do WhatsApp Business API.
A mudança mais significativa foi a gratuidade das conversas iniciadas pelos clientes, que passou a valer a partir de 1º de novembro de 2024.
Com essa mudança, os clientes da plataforma WhatsApp Business API tiveram um incentivo para transformarem o WhatsApp no principal canal para o atendimento digital dos seus clientes.
Mas mesmo com essa mudança, muitos ainda continuavam insatisfeitos.
As reclamações ainda partem de clientes do WhatsApp Business API que tem como principal fonte de receita o estrito relacionamento personalizado da sua força negocial e das suas franquias e de clientes do WhatsApp Business (médias e pequenas Empresas) que precisavam apenas de parte dos recursos oferecidos pela plataforma, como Integração CRM e Compliance.
Só agora, em 2025, a Meta passou a oferecer uma solução que turbina o WhatsApp Business e elimina o GAP existente entre as suas duas versões da plataforma. Quer saber mais sobre essas mudanças e como isso pode influenciar no seu negócio? Então entre em contato com a gente!