Muitas vezes só reconhecemos a importância de algumas soluções tecnológicas de infraestrutura quando olhamos o que tornou factível as aplicações que utilizamos hoje.
Se olharmos para elas, conseguiremos entender que são resultado de soluções tecnológicas de infraestrutura (Internet, 4 & 5G, Cloud Computing, Big Data, Aumento na capacidade de processamento e armazenamento…), que reduzem custos e melhoram a performance, viabilizando o uso pelo mercado consumidor em larga escala.
Em um mercado altamente competitivo as aplicações campeãs são aquelas que conseguem utilizar melhor as soluções tecnológicas de infraestrutura disponíveis.
O lançamento do ChatGPT (30/11/2022) colocou na agenda o tema Inteligência Artificial.
O ChatGPT é um sistema de Inteligência Artificial Generativa, que traz uma evolução significativa na interface com os usuários, mas é somente a ponta do iceberg que será a Nova Inteligência Artificial em alguns anos, e o que viabilizará essa Nova Inteligência Artificial é a Computação Quântica.
A Computação Quântica é uma nova forma de computação, que aproveita os princípios da mecânica quântica para processar informações.
Os computadores tradicionais usam bits binários (0 ou 1), enquanto os computadores quânticos usam bits quânticos – ou qubits.
Os qubits permitem uma “superposição” de estados, o que significa que podem representar múltiplas combinações (0 ou 1) simultaneamente e em paralelo.
Os qubits ficam “emaranhados”, permitindo a correlação, de modo que o estado de um qubit dependa do estado de outro, independentemente da distância entre eles por meio de superposição.
Os computadores quânticos permitem a realização de cálculos dramaticamente mais rápidos do que os computadores clássicos, tornando-os adequados para resolver problemas complexos, que os humanos e os seus computadores clássicos podem levar um tempo exaustivamente longo ou ter dificuldade em resolver.
Essa capacidade revolucionária abre um mundo de possibilidades, pois permitirá resolver rapidamente os problemas com grande número de variáveis.
A Computação Quântica irá aumentar a eficiência da análise de dados pela capacidade dos seus algoritmos otimizar tarefas complexas, como compactação de dados e reconhecimento de padrões, permitindo fluxos de trabalho muito mais rápidos e eficientes, acelerando experiências de comunicação em tempo real e refinando a escalabilidade.
A computação quântica irá viabilizar o uso massivo de Inteligência Artificial, através de algoritmos de aprendizado de máquina quântica, que podem ser utilizados para reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural (PNL) e análise de sentimento.
O potencial da computação quântica permitirá o processamento simultâneo de volumes substanciais de dados, que irá melhorar os modelos de IA e produzir processos de tomada de decisão mais sofisticados.
Isso resultará uma Nova Inteligência Artificial, muito mais precisa e sensível ao contexto.
Bem-vinda Nova Inteligência Artificial baseada em Computação Quântica!
Autor: Marcelo Boarim