Serviços de TI: elementos críticos para o seu negócio.
Por: Marcelo Boarin.
Serviços de TI são elementos indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio na era digital. Eles impulsionam a inovação, otimizam os processos, melhoram a comunicação e aprimoram as experiências dos clientes.
O que acontece quando os serviços de TI não funcionam ou perdem performance?
Nesse momento, a tecnologia deixa de ser aliada ao negócio e passa a ser vilã. Aumento de custos pela perda de produtividade dos funcionários, perda de receita pela indisponibilidade de serviços aos clientes e manchas na reputação da marca são só algumas das consequências de problemas com os serviços de TI.
O que elimina/reduz significativamente os riscos para o negócio é o gerenciamento efetivo dos serviços de TI (ITSM – IT Service Management).
Uma pesquisa realizada pelo TI Inside mostra que 97% das empresas brasileiras querem melhorar os seus serviços de TI. Mas, se a solução está identificada e se as empresas querem essa melhoria, por que grande parte do mercado não está investindo em gerenciamento de serviços de TI? E por quê as empresas que já investiram em soluções líderes do mercado estão com dificuldades para justificar os investimentos já realizados?
Para entender esse dilema a A5 Solutions fez um estudo junto a gestores de tecnologia, que apontou os dois principais motivos que levam as empresas a não investirem em uma solução de gerenciamento de serviços de TI:
- O alto escalão de executivos das empresas desconhecem os riscos e respectivos custos gerados ao negócio pela falha nos serviços de TI.
Os custos variam segundo o tamanho da empresa e setor, mas existem alguns números divulgados por consultorias globais.
📉 300 mil dólares por hora – Gartner.
💰 Custos aumentam 35% a cada minuto – Forrester.
- Custos de implantação, manutenção e capacitação da ferramenta ITSM.
Esses custos precisam incluir:- Integração da ferramenta ITSM ao ecossistema de tecnologia da empresa
- Automatizações da solução ITSM
- Tempo de implantação e tunning da solução (Curva de Maturidade)
O estudo elaborado pela A5 Solutions concluiu que avaliar o TCO (Total Cost of Owenership) das soluções e elaborar avaliações sobre ROI (Retorno sobre o Investimento) e RONI (Risco de Não Investir – Perda de Competitividade, Aumento do Churn e Ineficiência Operacional) são indispensáveis para viabilizar esse tipo de solução.
A A5 Solutions descobriu também que:
- O elemento crítico dessa equação para a massificação do uso das soluções ITSM é o custo.
- As soluções líderes do mercado têm um alto custo e oferecem muitas características que grande parte dos clientes não utilizam e no outro lado da balança, existem soluções simplórias, que não ajudam na gestão efetiva dos serviços de TI.
Visando resolver essas dores, a A5 Solutions avaliou as ferramentas de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) existentes no mercado e identificou a solução da Freshworks, com quem firmou uma parceria estratégica.
A A5 Solutions entende que acertou com a parceria, pois em 2024 a Freshworks expandiu em 40% sua receita anual recorrente, com suas soluções de Gerenciamento de Serviços de TI e entendem que a implantação a Gestão do Serviços de TI.
A implantação de uma solução de gerenciamento de serviços de TI é o passo inicial para o gerenciamento de todos os serviços corporativo (RH, Finanças, Jurídico, Administrativo), quebrando os silos departamentais e consequentemente melhorando a efetividade organizacional e aprimorando a experiência dos colaboradores e dos clientes (ESM – Enterprise Service Management).
E para você conhecer mais sobre a parceria entre a A5 Solutions e a Freshworks, clique aqui!